Glossário
ABL (Área Bruta Locável): Correspondem as áreas disponíveis para locação em shoppings
ABL Própria: ABL referente ao percentual que a JHSF detém dos shoppings de seu portfólio.
Ações Ordinárias: Ações que dão o direito de voto nas assembleias gerais da empresa.
ADTV (Average Daily Trading Volume): No português, “Volume Médio de Negociações Diárias”, é uma métrica utilizada para identificar qual é o volume de negociações que um certo ativo gera por dia, em média, no mercado. Em outras palavras, representa a média de negócios – venda e compra – por dia, durante um certo período.
Allowance: Disponibilização de recursos próprios do locador para a realização de obras em áreas que serão ocupadas por lojistas.
Aluguel mínimo: Valor pago pelo lojista, baseado nos metros quadrados locados, conforme a localização no empreendimento.
Aluguel Percentual: Cobrança percentual aplicada sobre o faturamento bruto do lojista.
Amenities: Facilidades ou serviços oferecidos nos empreendimentos da Companhia. Ex: campo de golfe, clube, spa, piscina de ondas, entre outros.
Área Privativa: Área comercializada ou a ser comercializada dos projetos de incorporação.
Asset light: Negócios que possuem pouco ativo alocado em seu balanço patrimonial.
B3: Balcão, Bolsa, Brasil, é a bolsa de valores do Brasil.
BVM: Boa Vista Market.
Capex: Quantidade de capital destinado para investimentos em empreendimentos da Companhia.
Carteira de Recebíveis: Contas a receber das unidades vendidas do segmento de incorporação.
CDI: Os Certificados de Depósitos Interbancários são títulos emitidos pelos bancos como forma de captação ou aplicação de recursos excedentes. Sua rentabilidade é utilizada como parâmetro em diversas aplicações financeiras.
CFO: Catarina Fashion Outlet.
CJS: Cidade Jardim Shops.
Cluster: Grandes áreas de terrenos onde são desenvolvidos projetos multi-uso.
Couvert: Preço médio pago por refeição.
CPC: Comitê de Pronunciamentos Contábeis
CPSV: Custo dos Produtos e Serviços Vendidos
CSLL: Contribuição Social sobre o Lucro Liquido
Custo de Ocupação: Custo de locação de uma loja como porcentagem das vendas. Inclui o aluguel e outras despesas (condomínio e fundo promocional).
CVM (Comissão de Valores Mobiliários): é uma entidade autárquica, em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, criada pela Lei nº 6.385, de 07 de dezembro de 1976, com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.
Debentures: Títulos de dívida emitidos pelas empresas.
DFP: Demonstração Financeira Padronizada
Dividendos: São proventos (partes do lucro de uma empresa) que são distribuídos entre os seus acionistas.
EBITDA: Resultado líquido do período, acrescido dos tributos sobre o lucro, das despesas financeiras líquidas das receitas financeiras e das depreciações, amortizações e exaustões. O cálculo do EBITDA poderá ser ajustado por itens não recorrentes, que contribuam para a informação sobre o potencial de geração bruta de caixa nas operações da Companhia. O EBITDA Ajustado não possui significado padronizado e nossa definição pode não ser comparável àquelas utilizadas por outras empresas.
ESG: Environmental, social and corporate governance = Ambiente, Social e Governança Coorporativa
FBV: Fazenda Boa Vista
Follow on: Oferta subsequente de ações de uma Companhia de Capital aberto.
GAT GRU: (General Aviation Terminal) – Terminal de aviação executiva no aeroporto Internacional de Guarulhos
H&R: Hotéis e Restaurantes
Hospitalidade: Serviços de hospedagem.
HFBV: Hotel Fasano Boa Vista
HFSP: Hotel Fasano São Paulo
IBOV: Ibovespa, é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro.
IGP-M: Indice Geral de Preços do Mercado
INCC: Índice Nacional de Custo de Construção
Indexador: Termo utilizado para se referir aos índices usados como base para corrigir os valores monetários de um determinado ativo
IPCA: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é um dos índices de inflação mais tradicionais e importantes do Brasil.
IPO: A Oferta Pública Inicial (Initial Public Offering), ocorre quando é a primeira vez que a companhia vem ao mercado/ bolsa de valores oferecendo suas ações.
ITR: Informações Trimestrais
Kickoff: Primeiros passos na elaboração de projetos.
Land Bank: Banco de terrenos que a JHSF possui para desenvolver empreendimentos futuros.
Liquidez: Velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em caixa.
Lojas âncoras: Loja que possui tamanho maior em relação as lojas comuns e que poderá atrair um público maior para o shopping, pois é conhecida nacionalmente ou internacionalmente.
Lojas satélites: Loja com menor porte relacionado as lojas âncoras (menos de 500 m2 de ABL).
LTM (Last Twelve Months): Métrica utilizada para analises referentes aos últimos doze meses ao contar da data base.
Método POC (Percentage of Completion): Método contábil de reconhecimento da receita do segmento de incorporação de acordo com o custo incorrido (evolução da obra).
Novo Mercado: O Novo Mercado reúne as ações das empresas que adotam, práticas de governança corporativa adicionais às exigidas pela legislação brasileira. Essas práticas incluem a implementação de um conjunto de regras societárias que ampliam os direitos dos acionistas e de uma política de divulgação de informações mais transparente e abrangente.
NOI: Net Operating Income, é um indicador financeiro que representa o resultado da operação, após o abatimento de custos e despesas.
Oferta Primária: Emissão e venda de ações da Companhia. Os recursos da venda são destinados ao caixa da empresa.
Oferta Secundária: Venda de ações já existentes. Neste caso, os recursos da venda vão para os vendedores (na maioria das vezes sócios) e não para o caixa da Companhia.
Oferta Restrita: A oferta restrita segue as normas da instrução CVM 476/2009 e tem por finalidade simplificar e agilizar o processo de acesso ao mercado de capitais. Este tipo de oferta é destinada para investidores profissionais que tenham mais de R$ 10 milhões em investimentos
Off-balance: Ativo ou passivo não registrado contabilmente no período em análise.
PL: Patrimônio Liquido
p.p: Pontos percentuais
PPI: As Propriedades para Investimentos são representadas, substancialmente, por nossos investimentos em shopping centers, desenvolvidos e operados pela Companhia, que dentro de sua estratégia são mantidos para auferir rendimento de aluguel e/ou para valorização do capital, com monetizações eventuais por venda de participações minoritárias.
Ramp up = Fase de maturação do empreendimento;
RevPar (Revenue per Available Room ou Receita por Apartamento Disponível): Índice equivalente à multiplicação da Diária Média de um determinado período pela Taxa de Ocupação.
Receita a performar: Corresponde às vendas contratadas cuja receita será apropriada
em períodos futuros em função da evolução do custo incorrido da obra.
SAR (Aluguel Mesma Área): Relação entre o aluguel faturado em uma mesma área no período atual comparado ao mesmo período do ano anterior.
SAS (Vendas Mesma Área): Relação entre as vendas em uma mesma área no período atual comparado ao mesmo período do ano anterior.
SBV: Shopping Bela Vista.
SCJ: Shopping Cidade Jardim.
SPN: Shopping Ponta Negra.
Spread: diferença, apropriada pelo intermediário financeiro, entre a taxa de juros cobrada ao tomador de um empréstimo e a taxa de juros que remunera o aplicador de recursos.
SSR (Aluguel Mesma loja): Relação entre o aluguel faturado em uma mesma área no período atual comparado ao mesmo período do ano anterior.
SSS (Vendas Mesma Loja): Relação entre as vendas realizadas nas mesmas lojas no período atual comparado as vendas nestas mesmas lojas no período do ano anterior.
Spread: diferença, apropriada pelo intermediário financeiro, entre a taxa de juros cobrada ao tomador de um empréstimo e a taxa de juros que remunera o aplicador de recursos.
Stock Options: Tipo de remuneração variável em que as empresas oferecem aos seus funcionários a compra de ações. O objetivo é melhorar a relação de trabalho, além de aproximar o funcionário do desenvolvimento da empresa.
Taxa de Ocupação: Área locada dívida pela ABL de cada shopping no fim do período apresentado.
UHS: Unidade(s) Hoteleira(s)
Vendas contratadas: Se refere ao valor dos contratos com os clientes, relativo ás vendas de unidades prontas ou em lançamento de projetos do segmento de incorporação.
VGV (Valor geral de vendas): Valor calculado pela soma do valor potencial de venda de todas as unidades de um empreendimento a ser lançado.
YTD: Análise do ano corrente.
Yield on cost: Indicador que representa o retorno recebido com base no investimento inicial.