Administradores

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Conselho de Administração da JHSF é o órgão de deliberação colegiada da Companhia, responsável pelo estabelecimento das suas políticas gerais de negócios, incluindo sua estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores da JHSF.

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, o Conselho de Administração deve ser composto por, no mínimo cinco e no máximo nove membros, em consonância com as determinações do Novo Mercado, segmento especial de listagem da Bovespa ao qual a Companhia aderiu. O número dos membros do Conselho de Administração será definido nas assembléias gerais de acionistas pelo voto majoritário dos titulares das ações ordinárias da Companhia. Os conselheiros são eleitos em assembléia geral de acionistas para um mandato unificado de um ano, permitida a reeleição, podendo ser destituídos a qualquer momento pelos acionistas reunidos em assembléia geral.

A Lei das Sociedades por Ações permite a adoção do processo de voto múltiplo, mediante requerimento por acionistas representando, no mínimo, 5% do capital votante. Em não sendo solicitada a adoção do voto múltiplo, os conselheiros são eleitos pelo voto majoritário de acionistas titulares das ações ordinárias, presentes ou representados por procurador, sendo que a assembléia geral de acionistas deverá votar por meio de chapas, previamente apresentadas por escrito à JHSF até cinco dias antes da data para a qual estiver convocada a referida assembléia, sendo vedada a apresentação de mais de uma chapa pelo mesmo acionista ou conjunto de acionistas.

Nome Cargo Data de eleição Término do Mandato
José Auriemo Neto Presidente 09/04/2020 AGO de 2021

José Auriemo Neto é presidente do Conselho de Administração da JHSF Participações S.A. desde Abril de 2011 e presidente da JHSF PAR S.A desde 2003. Foi presidente da Companhia desde sua criação, em 2006, até Abril de 2014. Ingressou nas empresas do Conglomerado em 1993, sendo que em 1997 fundou a área de serviços da JHSF com a criação da empresa de estacionamentos Parkbem. Em 1998 iniciou a área de Shopping Centers quando da obtenção da concessão para instalação do Shopping Santa Cruz, tornando-se responsável pela sua implantação e gestão. Cursou parcialmente o curso de engenharia na Fundação Armando Álvares Penteado e o curso de Administração de Empresas na FASE. Faz parte do YPO – Young Presidents Organization, desde 30/11/1999 tendo sido seu diretor por dois mandatos nos períodos de 2003/04 e 2004/05.

Thiago Alonso de Oliveira Conselheiro 09/04/2020 AGO de 2021

Thiago Alonso de Oliveira, Diretor-Presidente, Financeiro e de Relações com Investidores e membro do Conselho de Administração da JHSF Participações S.A., é Advogado, formado pela PUC – SP, com pós-graduação em Finanças e Negócios pela FGV. Foi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores nas empresas Paranapanema S.A., Perenco Participações S.A. e Lupatech S.A. e Diretor Executivo para a América Latina da General Electric. A carreira do Sr. Oliveira foi desenvolvida nos setores de Serviços, Indústria, Energia e Bancos com foco em processos financeiros e desenvolvimento de novos negócios. Suas principais realizações incluem dois processos de IPO, operações de dívida em mercado de capitais, organização de processos financeiros, programas de redução de custos e turnaround, implementação de centros de serviços compartilhados, operações com bancos de desenvolvimento e investidores institucionais além de mais de 30 transações de M&A e negócios em private equity.

Osvaldo Roberto Nieto Conselheiro Independente 09/04/2020 AGO de 2021

Osvaldo Roberto Nieto foi professor do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da FGV, até 30 de junho de 2012. Sócio da BDO RCS, Consultores & Auditores, foi sócio presidente da Baker Tilly Brasil Auditores & Consultores, Líder da Baker Tilly International para Latin America e membro do seu Conselho de Administração, foi também Consultor e diretor de planejamento e controle da Accor e gerente da PWC. Foi professor de Finanças do Curso de Pós-Graduação da ESPM e do IBMEC.

Luiz Gonzaga de Mello Belluzo Conselheiro Independente 09/04/2020 AGO de 2021

Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo em 1965. Estudou Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da mesma Universidade de São Paulo, entre 1963 e 1966, deixando de se graduar para ingressar no Curso de Desenvolvimento Econômico promovido pela CEPAL/ILPES, ministrado em nível de pós-graduação. Completou a sua pós-graduação em 1969, especializando-se em Desenvolvimento e Programação Industrial. Foi contratado como professor colaborador do Departamento de Economia e Planejamento Econômico (DEPE) da Universidade Estadual de Campinas, onde doutorou-se em 1975. Tornou-se professor titular em 1986. É também um dos fundadores da FACAMP. Entre 1974 e 1992 foi assessor econômico do PMDB, partido da oposição brasileira ao regime militar. Entre 1985 e 1987 foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no Governo da Nova República e posteriormente, entre 1988 e 1990 foi Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Foi Conselheiro da Bolsa Mercantil de Futuros (BM&F) e Banco do Estado de São Paulo (Banespa). Em 2001 foi incluído no “Biographical Dictionary of Dissenting Economists” entre os 100 economistas heterodoxos do século XX. Recebeu o Prêmio Intelectual do Ano – Troféu Juca Pato – edição de 2005, concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE), pelo livro: Ensaios Sobre o Capitalismo no Século XX.Atualmente é professor titular da Unicamp, consultor editorial da revista Carta Capital desde 1996 e membro do conselho consultivo da Thales.

Christiane Edington Conselheiro Independente 16/11/2020 AGO de 2021

Experiência na área de tecnologia da informação, implementação de modelos de negócios digitais e em telecomunicações. É membro Independente do Conselho de Administração e do Comitê Estratégico da Lojas Renner, Membro independente do Conselho de Administração e do Comitê de Tecnologia da Padtec Holding, membro do Conselho da CIONET (rede mundial de líderes de tecnologia da Informação), Conselheira no Programa Winning Women Brasil, Membro do Conselho de Administração da Dataprev, onde também foi Presidente, responsável por ações de transformação digital de processos beneficiando 35 milhões de pessoas. Por 22 anos fez parte da liderança do Grupo Telefonica/VIVO responsável pela transformação digital dos negócios. Como Chief Information Officer da VIVO, foi eleita por 3 vezes executiva de TI do Ano pela Informática Hoje e IT Midia. Experiências anteriores como Conselheira Consultiva na ZUP IT INNOVATION, como membro do Comitê Estratégia da Oesia Grupo, Membro do Conselho de Administração da LIQ S.A. Graduada em Processamento de Dados, pós graduada em Engenharia de Software pela Universidade Federal da Bahia, MBA Empresarial na Fundaçãoo Getúlio Vages e MBA Executivo no IESE Business School na Universidade de Navarra/Espanha.

Richard Rainer Conselheiro Independente 16/11/2020 AGO de 2021

Experiência de 35 anos no mercado financeiro, com foco em mercados de capitais, fusões e aquisições e structured finance, ocupando posições de liderança em bancos internacionais e nacionais. Sócio fundador da Olimpia Partners, assessoria financeira com foco em fusões e aquisições. Foi Diretor-Presidente do Banco Merrill Lynch no Brasil e responsável pela área de banco de investimento, responsável pelas operações de mercado de capitais e fusões e aquisições no país, além de destacadas passagens no Banco Multiplic S.A., Morgan Grenfell & Co e Banco Real em Nova Iorque. Graduado em Administração de Empresas e Economia pela State University of New York at Brockport e MBA pela Fordham University em Nova Iorque.

José Castro Araujo Rudge Conselheiro Independente 16/11/2020 AGO de 2021

Experiência em gestão de riscos, pessoas, comunicação e marketing. Por 24 anos trabalhou em seguradoras, tornando-se Presidente da Unibanco AIG S.A Seguros e Previdência, com passagens anteriores pelas principais seguradoras do Brasil. A partir de 2004 iniciou uma transição de carreira para gestão de Pessoas, Comunicação, Marketing, Relações Institucionais, Compras, Premises e Custos no atual conglomerado Itaú Unibanco. Experiências incluem Membro do Conselho da Porto Seguro, Fenaseg, Grupo Jereissati, Grupo Lar (Espanha), Iguatemi, IRB, Instituto Criar e Presidente do Conselho Pottencial e da Creche Lar Mãe do Salvador.. Sócio fundador dos sucos Villa Piva e Sócio fundador do aplicativo de RH Apponte Startup. Formado pela FAA, em Administração de Empresas.

Marcio Trigueiro Conselheiro Independente 16/11/2020 AGO de 2021

Experiência em consultoria, private equity e gestão operacional. Foi sócio da GP Investments por mais de 10 anos, com foco nos investimentos de private equity e atuação nos conselhos de administração. Em 2011 transicionou sua carreira para gestão operacional e liderou todo o ciclo de investimento e gestão na Sascar (líder no gerenciamento de frota SaaS baseado em nuvem) e foi também o CEO da PDG. Atualmente é Managing Partner na Igah Ventures. Formado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e com MBA pela Harvard Business School.

Alberto Fernandes Conselheiro Independente 16/11/2020 AGO de 2021

Experiência na área de serviços financeiros, é integrante do Conselho de Administração da Direcional, do Conselho do CIVI-CO (gestora de startups com conotação social) e diretor do Museu de Arte de São Paulo e da Gaju Participações. Por 19 anos trabalhou na liderança do conglomerado Itaú, onde foi responsável pelas áreas de Crédito, Comercial e Corporate e Investment Banking. Experiências adicionias em asset management (Lloyds Asset Management), gestão de seguradora e investimentos (grupo CCF) e administrativa e trading de títulos públicos (Convenção Corretora de Valores). Graduado em Engenharia Mecânica e Produção pela Escola Politécnica da USP.

CONSELHO FISCAL

Nome Cargo Data de eleição Término do Mandato
Ariovaldo dos Santos Conselheiro Fiscal Efetivo 09/04/2020 AGO de 2021

Ariovaldo dos Santos é membro titular do Conselho Fiscal da JHSF Participações S.A. Formado em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis pela Fundação Santo André; e formado Mestre em Contabilidade (1980) e Doutor em Contabilidade (1993), recebeu o título de Livre-docência em Contabilidade (1999), pela FEA/USP. Desenvolveu carreira acadêmica como professor no Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP a partir de 1986 tornando-se professor titular em 2003. Publicou diversos livros sobre assuntos ligados a Contabilidade, e recebeu o título Doutor Honoris Causa pela FECAP em 2014. É diretor-presidente, desde Jan/05, do Instituto Brasileiro de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras – IPECAFI, e foi também diretor-presidente, entre janeiro de 2003 e dezembro de 2004, e membro nato do Conselho Curador, desde abril de 2009, da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras – FIPECAFI. Já foi membro independente do Conselho de Administração da JHSF Participações S.A., membro do Conselho Fiscal da Companhia Paranaense de Energia – COPEL (2003-2005), Votorantim Celulose e Papel S.A. (2002-2004), Seara Alimentos S.A (2000), VASP – Viação Aérea São Paulo S/A (1975-1977), DERSA – Desenvolvimento Rodoviária S/A. (1975-1976), CAIC – Cia. Agrícola, Imobiliária e Colonizadora (1975), e FEPASA – Ferrovia Paulista S/A (1974-1976).

Bruno Meirelles Salotti Conselheiro Fiscal Suplente 09/04/2020 AGO de 2021

Bruno Meirelles Salotti é membro suplente do Conselho Fiscal da JHSF Participações S.A. Graduado, Mestre e Doutor em Ciências Contábeis e cursando Ciências Atuárias pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária – FEA/USP. Segue também a carreira acadêmica como Prof. Dr. do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP desde abril de 2006, e Coordenador do Laboratório de Contabilidade Internacional da FIPECAFI. É também membro do Conselho Fiscal da Via Varejo S.A. desde 2018, e membro do Conselho Fiscal da Fundação Bunge desde 2010. Parecerista em assuntos relativos à matéria contábil societária e internacional. Foi auditor externo na Arthur Andersen S/C, analista contábil da Dixie Toga S.A e coordenador de graduação do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP. Co-autor do livro Contabilidade Financeira, organizador e co-autor de capítulos do livro IFRS no Brasil e também de capítulos do livro Manual de Normas Internacionais de Contabilidade. Colaborou em redações e revisões de capítulos do Manual de Contabilidade Societária, bem como do livro Informação Contábil.

Hector José Afonso Conselheiro Fiscal Efetivo 09/04/2020 AGO de 2021

Hector José Afonso é membro titular do Conselho Fiscal da JHSF Participações S.A., cargo que já havia ocupado no passado na JHSF Participações S.A. Graduado em Contabilidade de Administração de Empresas na Universidade de Buenos Aires em 1970, possuindo revalidação do diploma argentino pela Universidade de São Paulo – USP em 1981, e também contador público autorizado pela Universidade Católica de Quito, no Equador em 1982. Possui experiência na PWC, onde realizou trabalhos em Buenos Aires, Assunção, São Paulo e Londres. Encarregado das funções de Risco e Qualidade e Administração do Conhecimento na firma equatoriana e membro do Instituto de Investigações Contábeis do Equador até 1986. Foi transferido a Los Angeles, Califórnia para liderar as operações com a comunidade latina de negócios. Após, foi transferido a São Paulo como líder de Risco e Qualidade de Auditoria. Membro do IBRACON desde 1990, e líder da prática de Assurance (auditoria e serviços afins) da firma brasileira. Foi membro da Comissão de Políticas da firma da América do Sul de 1999 a 2002. Líder da área de Relações com os Sócios e Capital Humano das operações da América do Sul, e aposentado em 2002. Iniciou carreira no Banco Mundial, onde participou como consultor em projetos de convergência de normas contábeis e de auditoria em diversos países. Em 2013 e 2014 liderou os grupos de revisão e desenvolvimento de normas de vigilância e controle de qualidade profissional em Polônia e Letônia. Traduziu as normas de educação profissional da Federação Internacional de Contadores para o espanhol.

Ademir José Scarpin Conselheiro Fiscal Efetivo 09/04/2020 AGO de 2021

Ademir José Scarpin é membro titular do Conselho Fiscal da JHSF Participações S.A. Também é administrador de empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas – SP e contador, formado pela Faculdade de Ciências Contábeis Paulo Eiró. É membro independente do Comitê de Auditoria Estatutário da Hypera (ex-Hypermarcas), atua como Conselheiro Fiscal na Liq (ex-Contax), Investco, Transnordestina Logística e Esporte Clube Pinheiros e atua como Conselheiro Consultivo no Grupo Shark-Tratores. Atuou como Executivo Principal da Companhia Metalúrgica Prada. Foi membro do Comitê de Auditoria Estatutário da JHSF Participações S.A., Diretor Financeiro e de Controladoria nas empresas Engeform Construções e Comércio, Brasil Telecom e Grupo Vicunha. Iniciou sua carreira como auditor na PWC.

Jorge Sawaya Conselheiro Fiscal Suplente 16/11/2020 AGO de 2021

Jorge Sawaya é 9 JHSF PARTICIPAÇÕES S.A. Proposta da Administração e Manual – AGE 16 de novembro de 2020 formado em contabilidade, economia e graduado no curso de Master in Business Administration – Fundação Getúlio Vargas. É fluente em português e inglês e com bom conhecimento de espanhol. Jorge foi diretor do Grupo de Deals na PwC em São Paulo onde trabalhou por 40 anos. Jorge acumulou experiência nas áreas de Assurance e Fusões e Aquisições (M&A). Prestou serviços de “due diligence” financeira e operacional, estruturação contábil e fiscal, integração pós-fusões, dentre outros nos últimos 30 anos, tendo participado de mais de 1000 projetos. Acumula grande experiência envolvendo fusões e aquisições em vários segmentos do mercado, tais como indústrias, produtos de consumo, de varejo, laboratórios de análise, hospitais, ensino universitário, empresas de tecnologia e prestação de serviços em geral, entre outros. Em 2019 foi indicado a membro do conselho fiscal da Qualicorp tendo sido renovado para o exercício de 2020. Foi membro da ABVCAP- Associação Brasileira de Venture Capital e atualmente participa de encontros junto ao IBGC- Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Jorge trabalhou na equipe de Deals no Brasil desde sua criação em 1997 e anteriormente se dedicou a auditoria de clientes nacionais e internacionais, bem como, trabalhou com operações estruturadas.

João Odair Brunozi Conselheiro Fiscal Suplente 09/04/2020 AGO de 2021

João Odair Brunozi é membro suplente do Conselho Fiscal da JHSF Participações S.A. Graduado em Contabilidade, com especialização em Direito Tributário, Pós-Graduação em Gerência Financeira e MBA em Finanças pelo IBMEC-SP. Iniciou sua carreira na Price Waterhouse Auditores Independentes como trainee, atuando como auditor por sete anos. Possui sólida experiência nas áreas de Controladoria e Finanças, atuando como Controller e CFO por mais de trinta anos em indústrias de manufatura de grande porte. Na São Paulo Alpargatas foi Gerente de Planejamento Financeiro e da área de Balanços de Análises Financeiras por dois anos. Ingressou no Grupo Villares em 1985, onde trabalhou por vinte anos, como Gerente de Planejamento Tributário e Controller de diversas empresas do grupo e da holding, e acumulou por cinco anos a gerência de Relações com Investidores. Foi Diretor de diversas subsidiárias e Officer (Treasurer) de subsidiária nos Estados Unidos. Neste período participou de mais de uma dezena de operações de M&A. No Grupo Gerdau, onde ingressou no início de 2006 com a compra por este da Aços Villares, trabalhou até janeiro de 2017 nas posições de CFO da Aços Villares e nos últimos sete anos como Controller (CFO) da Gerdau Diaco (Colômbia). Foi CFO da Cecil S.A. Laminação de Metais de abril de 2017 a julho de 2019, e atualmente é Presidente do Conselho Fiscal da Concessionária Aeroporto do Rio de Janeiro S.A. (Aeroporto Tom Jobim) desde dezembro de 2017 e membro suplente do Conselho Fiscal da Linx S.A. desde abril de 2018.

DIRETORIA EXECUTIVA

Os Diretores são os representantes legais da Companhia, responsáveis, principalmente, pela sua administração cotidiana e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos cargos do Conselho de Administração poderão ser preenchidos por membros da Diretoria.

Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração com mandato de três anos, sendo permitida a reeleição, podendo, a qualquer tempo, serem por ele destituídos.

Nome Cargo Data de eleição Término do Mandato
Thiago Alonso de Oliveira Diretor-Presidente, Diretor Financeiro e Diretor de RI 31/01/2018 31/01/2021

Thiago Alonso de Oliveira, Diretor-Presidente, Financeiro e de Relações com Investidores da JHSF Participações S.A., é Advogado, formado pela PUC – SP, com pós-graduação em Finanças e Negócios pela FGV. Foi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores nas empresas Paranapanema S.A., Perenco Participações S.A. e Lupatech S.A. e Diretor Executivo para a América Latina da General Electric. A carreira do Sr. Oliveira foi desenvolvida nos setores de Serviços, Indústria, Energia e Bancos com foco em processos financeiros e desenvolvimento de novos negócios. Suas principais realizações incluem dois processos de IPO, operações de dívida em mercado de capitais, organização de processos financeiros, programas de redução de custos e turnaround, implementação de centros de serviços compartilhados, operações com bancos de desenvolvimento e investidores institucionais além de mais de 30 transações de M&A e negócios em private equity.

Wilmar Silva Rodriguez Diretor Vice-Presidente 31/01/2018 31/01/2021

Wilmar Silva Rodriguez, Diretor Vice-Presidente da JHSF Participações S.A., atua na diretoria da JHSF desde setembro de 2013. É economista formado pela PUC – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e cursou o MBA em Finanças na Thunderbird School of Global Management, EUA. Anteriormente, foi Diretor na Vera Cruz Empreendimentos Imobiliários, atuou por 13 anos na diretoria da Transamérica Expo Center & Transamérica Eventos, e foi Gerente de Finanças Corporativas no Banco Real de Investimentos.

João Alves Meira Neto Diretor jurídico 16/11/2020 31/01/2021

João Alves Meira Neto, é Diretor Jurídico da JHSF Participações S.A e também ocupa o cargo de Diretor Jurídico da JHSF Malls S.A. É advogado formado pela Faculdade de Direito de Universidade de São Paulo – USP, com curso de especialização na Universidade de Cambridge. Foi advogado associado de Pinheiro Neto Advogados, Gerente Jurídico do Metrobanco Banco de Investimentos e do Banco Varig, assim como Diretor Jurídico do Banco BNL do Brasil e do Grupo Schahin. Também foi membro do Conselho de Administração do BNL Previlavoro Fundo de Previdência Privada. Declara que: (i) não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ouadministrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 301/99.

Karine Monteiro de Oliveira Diretora Estatutária 29/03/2019 31/01/2021

Profissional com 18 anos de atuação nos segmentos industrial, construção e incorporação imobiliária e distribuição de alimentos, em empresas como Gafisa, Tenda, Alphaville e DFS (investidas do GP e Pátria Investimentos). Sólida experiência na Implantação de políticas e práticas de remuneração fixa, variável e Stock Options, terceirização de folha de pagamento, adequação ao e-social e gestão de benefícios. Responsável por todos dos subsistemas de Gente e Gestão – R&S, T&D, Avaliação de Desempenho e Performance, Programas de Estágio e Trainee, Remuneração, Relações Trabalhistas, Indicadores de RH e ferramentas de gerenciamento e análise, desdobramento de metas, gerenciamento da rotina e padronização dos procedimentos.

COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO

Nome Cargo Data de eleição Término do Mandato
Osvaldo Roberto Nieto Membro Efetivo 14/05/2020 5 anos

Osvaldo Roberto Nieto é membro independente do Conselho de Administração da JHSF Participações S.A. Foi professor do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da FGV, até 30 de junho de 2012. Sócio da BDO RCS, Consultores & Auditores, foi sócio presidente da Baker Tilly Brasil Auditores & Consultores, Líder da Baker Tilly International para Latin America e membro do seu Conselho de Administração, foi também Consultor e diretor de planejamento e controle da Accor e gerente da PWC. Foi professor de Finanças do Curso de Pós-Graduação da ESPM e do IBMEC.

Francisco Montagner Neto Membro Efetivo 14/05/2020 5 anos

Francisco Montagner Neto é bacharel em Ciências Contábeis com especialização em Comércio Exterior. Iniciou suas atividades profissionais no Banco Real S.A. e ingressou na PriceWaterhouseCoopers em 1978 com funções em auditoria e posteriormente desenvolveu sua carreira como gerente em consultoria de gestão de empresas e tributária. Foi designado como responsável pelo treinamento interno e externo da Price Waterhouse. Entre 1999 e 2003 foi professor de Contabilidade na Faculdades Teresa Martin. Desde o ano 2000 é consultor e sócio da Take Control Controladoria e Contabilidade Ltda.. Membro do Instituto  Brasileiro de Contadores – IBRACON, Membro da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – ANEFAC (afiliada ao IMA – Institute of Management Accountants – USA) e Membro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

Norton dos Santos Freire Membro Efetivo 13/08/2020 5 anos

“Norton dos Santos Freire é ex membro independente do conselho fiscal da JHSF Participações S.A. Bacharel em Ciências Contábeis pela FAI, tornou-se membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) – Secional Espírito Santo entre 1993 a 1996, ingressando também na carreira acadêmica onde tornou-se Professor da Faculdade São Luís, em São Paulo, de fevereiro a dezembro de 1999, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, de agosto a dezembro de 1986 e da FAI, em São Paulo, de agosto a dezembro de 1989. Foi Conselheiro Fiscal do Grupo Vicunha Holdings e da Taquari Participações S.A., onde foi Diretor de Auditoria Interna até fevereiro de 2017. Foi sócio da Addvalue Assessoria e Consultoria até 2018, e Diretor Regional de Finanças – Latino America da BearingPoint (ex-KPMG Consultoria). Foi Diretor de Controladoria da TAM – Transportes Aéreos e Controller da PricewaterhouseCoopers Consultores de Empresas, onde participou como membro integrante do Comitê de Gestão. Na PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes, as últimas posições exercidas foram de diretor responsável pela prática no Espírito Santo, no escritório de Vitória, e anteriormente como diretor da Comissão Contabilidade Auditoria, em São Paulo, além de atender a lista de clientes.”